sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Foto em Foco - Básico.

Quer saber como fotografar bem, aproveitando ao máximo o que sua câmera apresenta, sendo ela compacta, semi, ou profissional? Veja as dicas! 
EQUIPAMENTO
Antes de tudo, você tem que pensar pra quê vai usar sua câmera. Se você quer ser fotógrafa mesmo, seguir carreira, ou simplesmente tirar fotos melhores, com uma qualidade maior, deve escolher a semi-profissional. Se for no caso de ser fotógrafa, para ir treinando, pois não precisa  ter a melhor câmera do mundo, sem saber ao menos tirar fotos, correto? Eu, por exemplo, tenho uma Nikon D3100. Mas, se você quiser uma câmera somente para registrar momentos bons, e nada mais, eu recomendo-lhe uma compacta. Sabe, aquelas câmeras pequenas. normais. Pois, além de serem mais leves, são mais práticas e fáceis de mexer.  
ILUMINAÇÃO
Uma das coisas mais importantes ao tirar uma foto é a iluminação do ambiente onde você está. Sua fotografia será capturada com mais nitidez, se o ambiente em que ela for tirada, for bem iluminado. Mas, se estiver em um ambiente escuro, opte pelo flash, sendo sua câmera profissional/semi ou não, sempre terá a opção de flash. Alguns fotógrafos profissionais afirmam que os melhores horários para aproveitar a luz do sol para fotografar, é ao amanhecer e entardecer. Pois nesses horários, a luz está mais suave do que por exemplo, ao meio dia, dando assim, tons mais avermelhados a foto. 
                    entardecer.jpg
Quando as fotografias que fará forem externas, lembre-se, não fique de frente pro sol, fique sempre de costas para ele, assim evita esbranquiçados e sombras erradas. Quando vai fotografar pessoas, é importante tomar cuidado para que o sol não esteja forte demais, já que assim ela pode fazer caretas de quem olha diretamente para luzes fortes, ou piscar os olhos. Observe as sombras. Confira se estão na forma em que deseja, impedindo que as sombras deformem a foto. 
MACROFOTOGRAFIA
Macrofotografia entra em iluminação. Para quem não sabe, macrofotografia é a fotografia de pequenos seres e objetos, mostrando aos nossos olhos detalhes muitas vezes invisíveis a olho nu.  Eu, particularmente, amo esse tipo de fotografia. 
Ficheiro:Damselfly September 2007 Osaka Japan.jpg
Quer iluminar um objeto para uma macrografia? Experimente pegar umas caixas de leite, e abri-las, pois elas são laminadas por dentro e ajudam a espalhar a luz. 


RETRATOS
O segredo é a proximidade. Se for um retrato, o que conta mais é a pessoa a ser fotografada, não tenha medo de chegar perto. Você pode explorar, tentar coisas diferentes, como cortar um pouco da parte de cima da cabeça, sem exagerar, e mantendo a harmonia, é claro. A proximidade destaca detalhes, como sardas, cílios, coisas que as pessoas tem de bonito em seu rosto, que muitas vezes, olhando normalmente, não percebemos com tantos detalhes.

ENQUADRAMENTO
Tente fugir do de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar pode tornar sua foto mais interessante, e mais bonita. Experimente deixar o assunto mais para os cantos, assim, focando nele, mas assim, dando espaço a paisagem.

OLHO NO OLHO!
Quando se vai fotografar alguém, é interessante sempre posicionar a câmera na altura dos olhos da pessoa a ser fotografada, assim, ao olharmos a fotografia, parecerá que estamos olhando para pessoa. Sua foto ficará mais bonita e agradável.

P&B/B&W
Fotos coloridas trazem um ar mais alegre a sua fotografia. Porém, às vezes, tente tirar suas fotos em Preto e Branco (ou Black and White), as fotos dessa maneira, tem peso e carga dramática grandes, podem transformar sua imagem. 
Tumblr_lz1dntizlm1r7ipy5o1_500_large
Enfim, é isso. Espero que tenham gostado, e aproveitem o quadro!
Beijos, 
Catarina. 

Um comentário: